Primeira consulta do bebê no oftalmologista

Esse mês levei a minha filha ao oftalmologista para ela fazer o exame de fundo de olho. Todos os bebês que nascerem com menos de 36 semanas devem fazer esse exame. E bebês com peso abaixo de 1600g também. Os bebês que permanecerem por tempo prolongado em oxigenoterapia na UTI, também devem fazer uma consulta ao oftalmologista.

O exame de fundo de olho ou mapeamento da retina é importante para diagnosticar uma doença específica da retina do prematuro, chamada de Retinopatia da Prematuridade. Essa doença pode levar à cegueira, por isso a importância de levar o bebê ao médico para que o tratamento, caso necessário, seja feito o mais rápido possível. Quanto mais cedo, melhor.

O exame foi super simples. Sentei com a minha filhota na cadeira de exame e o Dr. Daniel examinou os dois olhos da minha filha com um aparelho que tem uma luz e parece uma lanterninha do tipo caneta. O primeiro olho ela nem ligou e foi super rápido. No segundo ela começou a chorar e eu coloquei a chupeta. Aí ela deixou o médico examinar. Foi rápido e indolor. Minha filha é bem calminha, mas é importante levar em um oftalmologista que tenha calma, seja paciente e esteja acostumado a atender bebês. Assim que ela começou a chorar ele parou o exame e esperou ela se acalmar para recomeçar.

Para bebês que nasceram na época certa, é bom levar ao oftalmologista entre o terceiro e o sexto mês de vida. Depois de seis em seis meses até completar dois anos. Após o segundo ano fazer visita anual.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *