Papinha com mel pode ser oferecida para o bebê?

Assim que comecei a oferecer papinhas para a minha bebê resolvi procurar receitas de acordo com as frutas que a pediatra tinha liberado. Recebi uma folha da minha pediatra com algumas misturas, mas quis achar outras receitas. Para a minha surpresa achei várias papinhas com mel.

Afinal, posso ou não colocar mel nas papinhas? A resposta é não se o seu filho tiver menos de 1 ano de idade. O mel, possui uma bactéria que pode causar o botulismo intestinal. Mas você deve estar pensando por que os adultos podem e o bebê não. A explicação, é que os bebês ainda não possuem o sistema gastrointestinal totalmente desenvolvido e com isso não conseguem eliminar o bacilo Clostridium botulinium que causa o botulismo.

Então, nunca coloque mel nas papinhas do seu bebê. Essa é a recomendação  da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Acho importante seguirmos as recomendações do pediatra, do bom pediatra porque o da minha sobrinha indicou bombom sonho de valsa picadinho. Ele tem a experiência de anos e anos de trabalho e sabem muito bem o que pode e o que não pode ser dado. Sempre consulte o pediatra antes de oferecer algum alimento novo para o bebê.

Para quem já deu mel para o bebê, o período de incubação varia entre 12 e 36 horas. Depois desse prazo se o seu filho não teve nenhum sintoma como: vômitos, diarreia, fraqueza e dificuldade de engolir, fique tranquilo. A criança não está mais sujeita ao botulismo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *